A CRIANÇA E O BRINCAR NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA

Preço:
R$ 90.00

A formação de professores deve valorizar as atividades educativo-pedagógicas que acolhem e cuidam de crianças em espaços coletivos, sejam eles de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a criança tenha nesses espaços um lugar privilegiado para viver sua infância. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experiências, reflexões e análises acerca da infância e sua educação, adentrando diferentes contextos, dialogando com várias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espaços onde ela se constrói, reconstrói, concretiza, tornando-se um artefato cultural.


Conteúdo programático:

1° Módulo: A dimensão lúdica na creche
2° Módulo: O brincar, a criança e o espaço escolar
3° Módulo: O adulto como tutor na promoção do jogo simbólico das crianças
4° Módulo: Brincando e reinventando trilhas e novos sentidos para a escola pública
5° Módulo: Que os professores perguntem, testem e brinquem
6° Módulo: Mediação, emoção e produção de sentidos numa brinquedoteca escolar
7° Módulo: As crianças, o brincar e as tecnologias
8° Módulo: Jogos culturais em políticas educacionais para a infância


FICHA DE INFORMAÇÕES DESTE CURSO
Embasamento Legal

Nossos cursos têm base legal constituída a partir da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação n.º 9394/96, Art. 39, Inciso I, Art. 67 e 68, Inciso III; Decreto Presidencial n.º 5.154/2004, Art. 1º, inciso I e com o Parecer n.º 64/2004 do Conselho de Educação do Distrito Federal. Além de estar nos parâmetros exigidos pela Portaria n.º 259, de 15 de outubro de 2013.

Público-alvo

Servidores públicos, universitários, funcionários de empresas privadas, profissionais liberais, autônomos e demais interessados.

Material didático

Material escrito, em formato PDF, página no tamanho A4, a ser disponibilizada na Plataforma Moodle/Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA).

Carga Horária do Certificado 180 horas
Período de realização

No ato da matrícula online, o sistema indica o período mínimo para realização do curso, podendo o cursista programar o INÍCIO e TÉRMINO do curso, conforme sua necessidade e conveniência, desde que respeitado o prazo mínimo.

Avaliação

O cursista será avaliado por meio de um memorial descritivo de acordo com o material de estudo ao fim de cada módulo no próprio AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) cujo resultado será postado no prazo de até sete dias úteis, com aproveitamento de zero (0,0) a dez (10,0), sendo (7,0) sete a nota mínima exigida para aprovação.

Certificado

O Certificado de Conclusão do Curso será expedido em papel especial, contendo as seguintes informações: nome do curso, carga horária, período de realização, aproveitamento, descrição dos conteúdos, fundamentação legal e registro do título.