Aguarde...


       Pr√≥xima ->
EJA INTERVENTIVA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA DE INCLUSÃO

O objetivo desse curso √© contribuir na forma√ß√£o docente a partir da organiza√ß√£o do trabalho pedag√≥gico da Educa√ß√£o de Jovens e Adultos, considerando as adequa√ß√Ķes e adapta√ß√Ķes com metodologias e t√©cnicas espec√≠ficas, conforme as necessidades dos estudantes.

A UTILIZA√á√ÉO DE M√ćDIAS NA EDUCA√á√ÉO

Em uma √©poca marcada por um crescente e inesgot√°vel empoderamento das novas tecnologias, a promo√ß√£o e a qualifica√ß√£o da educa√ß√£o mostra-se como um irremedi√°vel desafio. As (novas) m√≠dias na educa√ß√£o det√™m, seguramente, os elementos fundamentais para a promo√ß√£o do conhecimento e da curiosidade na educa√ß√£o do s√©culo XXI. Este curso abrange desde a concep√ß√£o e realiza√ß√£o de novos conte√ļdos digitais como a simples e necess√°ria adapta√ß√£o de conte√ļdos digitais para fins educacionais, mostra-se, portanto, de extrema import√Ęncia e atualidade. O nosso objetivo √© instigar e promover a utiliza√ß√£o de m√≠dias na educa√ß√£o.

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

A constru√ß√£o deste curso re√ļne artigos que abordam as Novas Tecnologias na Educa√ß√£o que permitem verificar as experi√™ncias iniciais de forma√ß√£o de professores quanto √†s implementa√ß√Ķes dos cursos em EAD nas √°reas especificas da educa√ß√£o. O curso √© direcionado aos Professores que desejam atuar no desenvolvimento, elabora√ß√£o e tutoria de Programas de Cursos de Gradua√ß√£o - Presencial e, principalmente, √† Dist√Ęncia.

DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM IDADE PR√Č-ESCOLAR

Este curso tem como objetivo trazer esclarecimentos acerca do processo de desenvolvimento humano compreendido entre 0 e 6 anos de idade, enfatizando algumas quest√Ķes que envolvem o campo educacional. Trata-se de um suporte te√≥rico para pais e educadores de crian√ßas em idade pr√©-escolar, exposto de forma simples e resumida, mas capaz de abrir espa√ßo para importantes reflex√Ķes acerca da experi√™ncia emocional vivida na rela√ß√£o educador/educando.

ALFABETIZA√á√ÉO E LETRAMENTO: SABERES NECESS√ĀRIOS

A alfabetiza√ß√£o √© um processo, e n√£o se limita apenas a ler e escrever os signos do alfabeto, mas, sim, compreender como funciona a estrutura da l√≠ngua e a forma como √© utilizada. Aqui, a aprendizagem da leitura e da escrita apresenta-se como um processo din√Ęmico, que se faz por duas vias de acesso, uma t√©cnica, a alfabetiza√ß√£o e outra que diz respeito ao uso social, o letramento. Por isso, este curso tem o objetivo apresentar aos professores a constru√ß√£o de leitura e escrita atrav√©s de novos caminhos e novas posturas de trabalho para a alfabetiza√ß√£o.

EDUCA√á√ÉO MATEM√ĀTICA E SUAS TECNOLOGIAS

O curso Educa√ß√£o Matem√°tica e suas tecnologias veem contribuir de maneira muito significante para o Ensino da Matem√°tica, nos mais variados n√≠veis de Ensino. Sendo assim uma refer√™ncia de grande relev√Ęncia para a √°rea da Educa√ß√£o Matem√°tica. Permeados de tecnologia, os artigos que comp√Ķe este curso, apontam para o enriquecimento da Matem√°tica como um todo, pois atinge de maneira muito eficaz, estudantes da √°rea e professores que buscam conhecimento e aperfei√ßoamento.

A CRIANÇA E O BRINCAR NOS TEMPOS E ESPAÇOS DA ESCOLA

A forma√ß√£o de professores deve valorizar as atividades educativo-pedag√≥gicas que acolhem e cuidam de crian√ßas em espa√ßos coletivos, sejam eles de Educa√ß√£o Infantil ou de Ensino Fundamental, trabalhando na defesa de que a crian√ßa tenha nesses espa√ßos um lugar privilegiado para viver sua inf√Ęncia. Este curso tem como objetivo oferecer aos professores narrativas, experi√™ncias, reflex√Ķes e an√°lises acerca da inf√Ęncia e sua educa√ß√£o, adentrando diferentes contextos, dialogando com v√°rias abordagens, tomando como unidade referencial a brincadeira e os espa√ßos onde ela se constr√≥i, reconstr√≥i, concretiza, tornando-se um artefato cultural.

IMPLICA√á√ēES PEDAG√ďGICAS NA EDUCA√á√ÉO DE JOVENS E ADULTOS

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento a pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de sua vida. O curso tem como objetivo de promover a escolarização de pessoas jovens, adultas e idosas por meio da compreensão de uma prática educativa que atenda às especificidades e à diversidade dos sujeitos da classe trabalhadora envolvidos no processo, a fim de dialogar com seus saberes, culturas, projetos de vida e articular melhores perspectivas com o meio social, cultural e com o mundo do trabalho.

SISTEMA BRAILLE: SABERES E PR√ĀTICAS

Este curso apresenta um conjunto de materiais signogr√°ficos, instru√ß√Ķes e recomenda√ß√Ķes orientadoras da utiliza√ß√£o do Sistema Braille na escrita, sendo destinado especialmente a professores, transcritores, revisores e outros profissionais, al√©m de usu√°rios do sistema. O curso tem como objetivo oferecer informa√ß√Ķes atualizadas que permite que o Sistema Braille continue sendo o instrumento fundamental na educa√ß√£o, habilita√ß√£o, reabilita√ß√£o e profissionaliza√ß√£o das pessoas com defici√™ncia visual.

       Pr√≥xima ->